domingo, 22 de fevereiro de 2009

Para o Céu Por Jesus Irei (Jessie Brown Pounds)

Irmãos, mais uma vez aqui aproveito o hino escolhido pelo nosso Ministro de Música, Wanilton Mahfuz e reproduzo sua história.

Hugh Middleton Brock, o avô desta autora, estava muito doente na sua cama de onde todos sabiam que não se levantaria. Sua querida esposa Clara e alguns dos seus filhos estavam a seu lado. "Meu neto, Charlie, já chegou?", perguntava ele. "Ainda não", vinha a resposta.

O Sargento Charles Swigert voltava da Segunda Guerra Mundial, onde servia na Europa, “Preciso vê-lo!”, repetia Brock. Finalmente, depois de viajar dia e noite de um lado do país para o outro, Charlie chegou. “Aqui estou, vovô”, disse ele. Com grande alívio, Hugh pôde ver que ele estava são, bem de saúde, com a ferida, que recebera na guerra, já sarada.

Os outros não ouviram tudo o que se passou entre aqueles dois que se amavam muito, mas uma coisa Clara ouviu distintamente: “Charlie, para o céu pela cruz irei; nenhum outro vou achar!” Antes de um novo dia amanhecer, Hugh Brock já tinha partido para estar com Jesus.

Jessie Brown Pounds escreveu esta letra em 1906. De acordo com Charles H. Gabriel, no seu livro Singers and Their Songs (Cantores e Seus Cânticos), ela quis “dar ênfase a uma verdade que é constantemente presente nos ensinos de Cristo, que o cristão heróico não segue a linha de menos resistência”. O hino é geralmente cantado lembrando que o único caminho para o céu é pela cruz de Cristo, o que está certo. Mas é preciso perceber que a autora também enfatizou a cruz que Cristo nos manda levar. A terceira estrofe diz:

Os caminhos ímpios do mundo deixei;
Jamais neles vou seguir,
Com Jesus eu vou, levo a minha cruz,
No caminho que ao céu conduz

A autora Jessie Brown Pounds (1861-1921), nascida em Hiram, Estado de Ohio, EUA, nunca foi muito forte fisicamente e recebeu sua educação em casa. Aos 15 anos começou a contribuir regularmente para periódicos religiosos e por mais de 30 anos escreveu poesia sacra para a publicadora de James H. Fillmore. Publicou ao todo, nove livros, 50 textos para cantatas e operetas, e mais de 400 hinos.

Jessie H. Brown casou-se com o Pr. John E. Pounds, pastor da igreja Cristã Central em Indianápolis, Estado de Indiana em 1896. Mais tarde, ele tornou-se pastor universitário em Hiram, a cidade natal de Jessie.

Para o Céu Por Jesus Irei

Foi Jesus que abriu o caminho do céu,
Nenhum outro vou achar.
Nunca irei entrar na mansão de luz
Senão for através da cruz.

Para o céu por Jesus irei.
Para o céu por Jesus irei.
Grande é meu prazer de certeza ter
Para o céu pela cruz irei.

Certamente vou no caminho da cruz
Com resolução andar.
É desejo meu desfrutar no céu
Minha herança que Cristo deu.

Os caminhos ímpios do mundo deixei,
Jamais neles vou seguir.
Com Jesus eu vou, levo a minha cruz
No caminho que ao céu conduz.

Texto apresentando a história do hino adaptado do site Música Sacra e Adoração.

Nenhum comentário: