quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Grupo Vocal IBCC

Irmãos, hoje pela manhã recebi um e-mail do nosso querido irmão Marcos Nascimento, Marcão, com alguns links para vídeos de apresentações do Grupo Vocal da IBCC na igreja e também no dia em que eles estiveram na Academia Campinense de Letras. Disponibilizo aqui os links.

Que Deus abençôe a todos estes irmãos que vêm fazendo um belo trabalho neste ministério.

Apresentação inicial e Doxologia (na ACL)


O Amor Que Pode Tudo Mudar (na IBCC)


Eu Não Me Esqueci de Ti (na ACL)


O Amor Que Pode Tudo Mudar e Benção Aaraônica (na ACL)


Benção Aaraônica (na IBCC)


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Criação ou Evolução - Prof. Adauto Lourenço


Irmãos,

No próximo fim de semana, por iniciativa da Igreja Presbiteriana de Leme, o Prof. Adauto Lourenço estará apresentando uma série de palestras intituladas "Criação ou Evolução? - As Evidências Científicas". As palestras ocorrem na Anhanguera Educacional, à Rua Waldemar Sicenci, 340, Cidade Jardim, na cidade de Leme, entre os dias 28 e 30 de novembro.

Cliquem no cartaz para maiores detalhes.

Se você é de Leme ou tem parentes e amigos naquela cidade, informe a eles. O Prof. Adauto esteve na IB Central algumas vezes e suas palestras são apresentadas de modo brilhante e com comprovações científicas.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Reflexão de 21/novembro/2008 - Ricardo Simões Rocha

Caros irmãos, disponibilizamos abaixo o áudio da reflexão apresentada pelo irmão Ricardo Simões Rocha no café da manhã deste dia 21 de novembro de 2008.

Escolham o repositório de onde baixar a reflexão e que as suas vidas sejam abençoadas. O texto da reflexão está logo abaixo.

Clicando na imagem abaixo (Share.ovi.com), não há a necessidade de ficar aguardando um tempo para baixar o arquivo.

Megaupload


20081121-RicardoRocha - Share on Ovi


UNIDADE NA DIVERSIDADE

João 17. 20-23 - Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

O trecho lido faz parte da mensagem final de Jesus aos seus discípulos, pouco antes de enfrentar a cruz. No final do encontro com eles, Jesus ora ao Pai, inicialmente por si mesmo, depois pelos discípulos ali presentes fisicamente, e finalmente “por aqueles que crerão”, isto é, por nós. É significativo e mesmo emocionante sabermos que Jesus se preocupou em orar a Deus por nós, seus seguidores que, em pleno século XXI, estaríamos buscando dar continuidade à obra que ele mesmo havia iniciado. No entanto, mais significativo do que tudo isso, é considerarmos o assunto central da oração de Jesus por nós, sua Igreja: “que eles sejam levados à plena unidade”. Na sua previsão profética, Jesus sabia que, em breve, uma das maiores dificuldades que os seguidores, individualmente, e a Igreja, coletivamente, enfrentariam seria a da unidade. Como ser uma só, no meio de tanta diversidade? Mesmo no início, grandes foram as dificuldades para a manutenção da unidade da Igreja: o livre arbítrio de cada individuo, as pressões exercidas por grupos diferentes, o início das heresias que atacariam a Igreja, muita coisa aconteceria que iria demonstrar que Jesus sabia por que havia orado, naquele momento, por unidade no rebanho. A Igreja que, organizada pelo próprio Salvador, começou sua obra por Jerusalém, inicialmente enfrentou uma era de perseguições até Constantino; a mesma Igreja que com Constantino iniciou uma outra era de oficialização, ligada ao estado, tendo se desviado tanto do rumo inicial; o mesmo organismo teve que passar, com Lutero e outros, por uma era de reformas, que ainda hoje nos atinge. Decorridos vinte séculos de cristianismo, vemos a Igreja Cristã nos nossos dias tão dividida, com tantas correntes e tendências diferentes e por vezes divergentes, onde tantos “outros evangelhos” são pregados, que fica difícil falar-se em unidade neste universo de diversidade. Esta é a primeira aplicação da mensagem para hoje: a necessidade de reconhecermos que, embora a diversidade no cristianismo atual seja muito grande, é preciso buscarmos unidade, historicamente falando, pelo menos com aqueles grupos que procuram viver o evangelho neotestamentário apostólico praticado pela igreja primitiva.

No entanto, vamos a uma segunda aplicação da mensagem para nós, homens, membros da Igreja Batista Central de Campinas hoje aqui reunidos nesta manhã: a busca da unidade também nos atinge, também se refere a nós, que procuramos dar continuidade a um trabalho iniciado há 51 anos atrás, pois precisamente no dia 21 de novembro de 1957, o grupo de setenta irmãos já estavam desligados da 1ª Igreja Batista de Campinas, reunindo-se na residência da família Cárnio, buscando a vontade de Deus para suas vidas, individual ou coletivamente. Foi esse o grupo básico que, no dia 14 de dezembro do mesmo ano, organizou a Igreja Batista Central de Campinas. Muita união foi necessária no início, muita unidade precisou ser buscada e foi muitas vezes conseguida, para que a obra prosseguisse e para que pudéssemos desfrutar da situação atual. No entanto, para que o trabalho tenha sequência, precisamos ainda da unidade pela qual Jesus orou, unidade essa que a Igreja somente consegue quando ouve a voz do Espírito Santo de Deus que habita em cada um dos seus membros, mas ouve com ouvidos de quem quer ouvir, conforme diria o próprio Senhor Jesus. Ter o Espírito dentro de si, ser batizado no Espírito, como nós cremos como batistas, que somos, é prova de salvação, já passamos pela justificação e pela regeneração. Dar espaço para que o Espírito aja em nós é busca da “estatura de varão perfeito”, é processo de santificação iniciado na vida, o qual terá a duração de toda a existência terrena. Somente a presença atuante do Espírito Santo de Deus em cada um dos membros do corpo de Cristo, que é a Igreja, poderá proporcionar a unidade que Jesus pediu a Deus. Caso contrário, o “achismo” imperará, o individualismo será a linha de conduta, e o evangelho de Cristo não será vivido, e muito menos pregado, com poder para transformação de vidas.
Conseguiremos nós, membros atuais da IBCC, uma unidade completa, total e absoluta em Deus através do seu Espírito? Será que cada um de nós vai ser capaz de atingir a estatura de Cristo ainda neste mundo? Sabemos que não, pois somos humanos, fracos, limitados, pecadores. Mas isto não é desculpa para que a busca termine. Provérbios 4: 18 diz: “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia”. Assim deve ser vivida a nossa vida neste mundo, quer individualmente, quer como igreja: como luz da alvorada, que começa a brilhar aos poucos, mas que precisa aumentar sua intensidade à medida que a experiência cristã aumenta; pleno meio-dia, somente na eternidade. Mas temos que buscar nos aproximar do modelo bíblico o mais que pudermos: acertemos, pois, os ponteiros do relógio da nossa vida com Deus.

Ricardo Rocha

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Vídeos do Coral da IBCC

Irmãos,

Coloquei no Youtube, há alguns dias, mais dois vídeos de cânticos que o Coral da IBCC apresentou recentemente. Os vídeos estão abaixo. São eles: "Maior Amor Não Há", "Pai Nosso" (de Chuck Endsley), além de uma nova versão legendada de "Minha Graça".







Obs.: Não reparem nas datas. Mais uma vez, no momento da edição, eu errei e coloquei a data de exibição do "Pai Nosso" como 1º/novembro, quando ela ocorreu em 02/novembro.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Reflexão de 14/novembro/2008 - Wanilton Mahfuz

Irmãos, disponibilizamos abaixo o áudio da reflexão apresentada pelo irmão Wanilton César Mahfuz no café da manhã deste dia 14 de novembro de 2008.

Escolham o repositório de onde baixar a reflexão e que as suas vidas sejam abençoadas.



Rapid-Share

Sendspace

A partir de hoje, os irmãos também podem utilizar o Share.ovi para baixar os áudios. A vantagem desta página é que não é necessário ficar aguardando tempo para realizar o download. Clique na figura abaixo para ser redirecionado para o Share.ovi e lá, clique novamente na figura para baixar.

20081114-Wanilton - Share on Ovi

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sou Feliz Com Jesus (Horatio Gates Spafford)

Irmãos, apresento abaixo a história de um dos hinos mais belos da história: "Sou Feliz Com Jesus".

Este hino foi escrito por Horatio Gates Spafford (1828-1888) nascido em North Troy-NY , no dia 10 de outubro. Ele foi um presbiteriano convertido a Cristo através do evangelista Moody (foi um grande evangelista e avivalista do séc. XIX). Horatio tornou-se um advogado próspero na cidade de Chicago. Mesmo depois de seu sucesso financeiro, continuou mantendo um relacionamento estreito com Moody e com um profundo interesse pelas campanhas de evangelização. Tinha apurado gosto pela música e era devotado ao estudo das Escrituras. Meses antes do grande incêndio que atingiu a cidade de Chicago, em 1871, Horatio tinha feito pesados investimentos financeiros em uma área que foi totalmente destruída pelo fogo. Não bastasse esse terrível abalo financeiro, Spafford passou por uma dolorosa perda de um filho. Esta morte trouxe grande sofrimento para toda a família. O piedoso advogado, procurando um tempo de refrigério e descanso, resolveu viajar com a esposa e as 4 filhas para a Europa, onde se encontraria com Moody e Sankey em uma cruzada evangelística na Inglaterra, em 1873. Em novembro daquele ano, devido a inesperados compromissos de negócios, Spafford precisou permanecer em Chicago, mas enviou sua esposa e as suas 4 filhas conforme já estava programado no navio S. S. Ville du Havre. Sua expectativa era seguir viagem dias depois. No dia 22 de novembro de 1873, o navio sofreu um acidente e naufragou em 12 minutos. Dias depois, os sobreviventes finalmente chegaram a Cardiff, no País de Gales, e a senhora Spafford mandou um telegrama ao seu marido: “SALVA, PORÉM SÓ”. As 4 filhas morreram naquele naufrágio. Imediatamente após receber o telegrama da esposa, Spafford tomou um navio e foi ao encontro de sua esposa. Próximo ao local do acidente, Spafford profundamente comovido e sustentado pelo Deus que inspira canções nas noites escuras, começou a escrever o hino, cuja letra (versão do "Cantor Cristão") está abaixo:

Sou Feliz Com Jesus (It is Well With My Soul)

Se paz a mais doce me deres gozar,

Se dor a mais forte sofrer,
Oh, seja o que for, Tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz com Jesus!
Sou feliz com Jesus,
Meu Senhor!


Embora me assalte o cruel Satanás,
E ataque com vis tentações;
Oh, certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!


Sou feliz com Jesus!
Sou feliz com Jesus,
Meu Senhor!

Meu triste pecado, por meu Salvador
Foi pago de um modo cabal.
Valeu-me o Senhor, oh, mercê sem igual!
Sou feliz, graças dou a Jesus!

Sou feliz com Jesus!
Sou feliz com Jesus,
Meu Senhor!


A vinda eu anseio do meu Salvador.
Em breve virá me levar
Ao céu, onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor
!

Texto adaptado do blog "Pregando a Palavra" (http://pregandoapalavra.blogspot.com/2007/09/sou-feliz-com-jesus.html).

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Fotos - Café da Manhã - 26/09/2008

Fotos do café da manhã dos homens, do dia 26 de setembro de 2008. Neste dia, a reflexão foi apresentada pelo irmão Marcelo Milanezi.
Se você ainda não ouviu esta reflexão, clique aqui para baixar o áudio.



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Enrico Pasquini - Apologética

Texto a nós enviado pelo irmão Enrico Pasquini, de sua autoria.

Resenha e Comentários da Leitura
A Guerra Pela Verdade - John MacArthur Jr.

O que faria um escritor mudar o conteúdo de sua correspondência urgentemente? O que mudaria um compartilhar ardente da fé num apelo "desesperado"? Isso aconteceu com o penúltimo livro do cânon – Judas. E seu livro, que trata especificamente da batalha "pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (v. 3), continua sendo tão atual quanto na época em que foi escrito.

A luta pela verdade não é algo recente, de um mundo "pós-moderno" apenas. Logo no terceiro capítulo da Bíblia, temos um relato de uma batalha pela verdade, e um apelo à mentira feito pela serpente no jardim do Éden. A primeira fala de Satanás registrada na Bíblia desafia a verdade pronunciada por Deus em 2.16-17. E o Diabo sabe que essa é uma tremenda ferramenta que vem sendo eficaz ao longo do tempo e precisa continuar a ser usada. A única questão é que esse ataque vem sendo massificado de uns tempos para cá.

Esses desvios da verdade intensificaram-se com as heresias que brotaram no seio da própria Igreja – montamisno, arianismo, etc. E desde cedo, os apologistas precisaram esclarecer as coisas e voltar seus ouvintes para a ortodoxia.

O que MacArthur faz em seu livro é traçar esse pano de fundo histórico e como isso tem se desenvolvido hoje, quase 2.000 anos após essas heresias defendidas no Século II. Particularmente, MacArthur propõe-se a analisar o movimento atual chamado de Igreja Emergente*, principalmente na pessoa de Brian McLaren – autor muito lido e grande influenciador do movimento eclesiológico de hoje.

McLaren tem diluído completamente a mensagem da Cruz e tem esvaziado o significado do Evangelho com declarações sincréticas e ecumênicas muito perigosas. Declarações que colocam espíritas, budistas, muçulmanos e evangélicos na mesma condição diante de Deus têm minado as bases do significado de conversão e do conceito de santidade (separação) do homem.

MacArthur aponta para um tendência cada vez mais antropocêntrica nas igrejas por causa dessa visão vazia da Cruz. A salvação, por meio de Cristo tem sido deixada de lado em função das pessoas não-cristãs que têm ido aos cultos – cada vez mais encarados como um encontro social corriqueiro no qual o incrédulo sente-se tão à vontade [pois seu pecado não é confrontado e ele não ouve sobre o destino eterno de condenação] que volta e passa a ser um freqüentador assíduo, como num segmento social normal.

Creio que o principal apelo de MacArthur (e também da Bíblia) é que, nessa batalha, não existe zona neutra – ou batalhamos a favor da Bíblia, ou batalhamos contra ela, no exército inimigo. Com toda essa nomenclatura bélica, recordo-me das palavras sábias de Charles H. Spurgeon: "Aqueles que se retiram furtivamente para a retaguarda, com o propósito de sentirem-se tranqüilos, não são dignos do Reino".

O mundo urge por significado. E a tendência pós-moderna é a de indicar que qualquer caminho é bom. Sabemos, pela Palavra, que Jesus é o caminho que tem significado (Jo 14.6). O cristão precisa se engajar nessa batalha e levar a única e verdadeira Esperança às pessoas, que está em Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, devemos investigar o que é falado à luz da Palavra (At 17.11) e devemos estar prontos (1) a abrirmos mão daquilo que não é condizente com os princípios bíblicos bem como (2) termos a disposição de abraçarmos aquilo que é bíblico.

O livro de Judas prova ser, então, extremamente desafiador e relevante para nossos dias. E MacArthur o expõe com clareza e exatidão nesse livro A Guerra Pela Verdade.

Refletindo nas palavras do Salmista, no Salmo 93, me assusto como a Igreja de hoje tem buscado exatamente o inverso do Prumo bíblico. A Nova Versão Internacional traduz assim o final desse salmo: "Os teus mandamentos permanecem firmes e fiéis; a santidade, Senhor, é o ornamento perpétuo da tua casa" (v.5).

Vejo uma relação clara de causa-consequência entre:
Conseqüência: a santidade ser o ornamento perpétuo da casa de Deus
Causa: a imutabilidade da firmeza e da fidelidade dos preceitos divinos.
A Palavra de Deus continua sendo tão Verdadeira hoje quanto foi no momento de sua composição e o será para sempre. Recomendo a leitura do livro a qualquer um! Que o Senhor nos ajude nessa árdua tarefa! Amém.

*Existem, pelo menos, 4 tipos diferentes de movimentos de Igreja Emergente – que caminham desde uma linha "emergente tradicional" (mudanças meramente litúrgicas) até uma "emergente sincrética" (como a defendida por McLaren com mudanças doutrinárias graves – especialmente no âmbito soteriológico).

Nota de falecimento

No dia 05/novembro/2008, faleceu aos 55 anos de idade o irmão Luiz Vicente da Silva. Ele era membro da IBCC desde 27/agosto/2006, quando veio por transferência da IB Vida Nova em Campinas, onde foi batizado pelo Pr. Paulo Rogério Petrizi em 08/setembro/2002. Pedimos que Deus esteja consolando sua esposa irmão Maria Aparecida, seus filhos Emerson Luiz e Elton Donizete e a todos os seus familiares.

(informações extraídas do Boletim Dominical da IBCC, de 09/novembro/2008)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Reflexão de 07/novembro/2008 - Benedito Antônio Moraes Corrêa

Caros irmãos, disponibilizamos abaixo o áudio da reflexão apresentada pelo irmão Benedito Antônio Moraes Corrêa (Benê) no café da manhã deste dia 07 de novembro de 2008.

Escolham o repositório de onde baixar a reflexão e que as suas vidas sejam abençoadas.



Baixar pelo Rapid-Share

Baixar pelo Sendspace

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Fotos - Café da Manhã - 19/09/2008

Fotos do café da manhã dos homens, do dia 19 de setembro de 2008. Neste dia, a reflexão foi apresentada por mim, Paulo Soares Drumond.
Se você ainda não ouviu minha reflexão, clique aqui para baixar o áudio.






Fotos - Café da Manhã - 12/09/2008

Fotos do café da manhã dos homens, do dia 12 de setembro de 2008. Neste dia, o Pr. Leandro Borges Peixoto nos apresentou a reflexão.
Se você ainda não ouviu a reflexão do Pr. Leandro, clique aqui para baixar o áudio.






Fotos - Café da Manhã - 05/09/2008

Fotos do café da manhã dos homens, do dia 05 de setembro de 2008. Neste dia, o Pr. João Carlos Latorre Bragion nos apresentou a reflexão.
Se você ainda não ouviu o que o Pr. João Bragion disse neste dia, clique aqui para baixar o áudio.






terça-feira, 4 de novembro de 2008

Fotos - Café da Manhã - 29/08/2008

Fotos do café da manhã dos homens, do dia 29 de agosto de 2008. Neste dia, o irmão Wanilton César Mahfuz nos apresentou a reflexão. Nesta data, este blog iniciou suas atividades, disponibilizando aos irmãos o áudio da reflexão.
Se você ainda não ouviu o que o irmão Wanilton disse neste dia, clique aqui para baixar o áudio da reflexão.






Fotos - Café da Manhã - 22/08/2008

Fotos tiradas no dia 15 de agosto de 2008, no café da manhã. Neste dia, nosso irmão Luiz Américo Limberti Nogueira (Meco) nos contou todas as maravilhas que o Senhor Deus fez para o Grupo "Pescando com Cristo" e sobre a pescaria realizada no fim de semana anterior por este grupo.




Fotos - Café da Manhã - 15/08/2008

Fotos tiradas no café da manhã dos homens do dia 15 de agosto de 2008. Neste dia, a reflexão ficou a cargo do Pr. Valdir Soares de Oliveira.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Churrasco dos Homens

Irmãos,

No próximo dia 28 de novembro, sexta-feira, será realizado um churrasco, no Centro Familiar, para o grupo de homens. Participe.

- Data: 28/novembro, sexta-feira;
- Local: Centro Familiar;
- Horário: início às 19:00;
- Valor: R$ 15,00 (por pessoa);
- Inscrições e pagamento: até 21/novembro, com os irmãos Júlio Bisterço, Ênio Batista Pereira e Antônio Carlos Alaite;
- Cardápio: Espetinhos de carne, frango, lingüiça e kafta. Pão, salada, farofa, além da sobremesa.

Leve também seu tênis para jogarmos futebol. Aproveite este momento agradável com os demais irmãos.

Dica de Livro - Fome por Deus

Caros irmãos,

Encerrando a série "Em Busca da Alegria", nos cultos de 02 de novembro (2008), com o importante assunto que é o jejum, Pr. Leandro Peixoto nos apresentou mais uma dica de livro, que já passa a constar da nossa lista de dicas.

Para quem não esteve presente ao culto da noite ou não anotou, aí vai (clique no nome do livro e seja direcionado para a página da editora):

Fome por Deus, de John Piper, Ed. Cultura Cristã

Deus abençoe a todos

sábado, 1 de novembro de 2008

Reflexão de 1º/novembro/2008 - Valmir Gazzoli

Irmãos, estreando nosso café da manhã dos sábados (uma vez por mês), disponibilizo abaixo os links para download da reflexão do irmão Valmir Gazzoli, que nos abençoou no dia 1º de novembro de 2008.

Escolham o repositório de onde baixar a reflexão e sejam abençoados por esta palavra do Valmir.

Baixar pelo Rapid-Share

Baixar pelo Sendspace