sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Reflexão de 10/outubro/2008

Irmãos, abaixo os links para download da belíssima reflexão apresentada na manhã desta sexta, 10 de outubro de 2008.

Ouçam com atenção e acompanhem no esboço abaixo transcrito. Caso deseje, você pode baixar também o esboço da reflexão, em formato PDF, clicando num dos links abaixo.

Deus os abençoe e bom final de semana.

POSSO CHAMÁ-LO DE ELIEZER??
Nosso texto

Gênesis 15:1-3
Depois desses acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão e disse: Não temas Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.
Respondeu Abrão: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliezer?
Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.
(Verso 4: A isto logo respondeu o Senhor, dizendo: Não será o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.)
Fato Histórico
(i) No capítulo anterior (Capítulo 14: 22 e 23) lê-se uma conversa entre o rei de Salém e Abrão onde este demonstra toda a confiança em Deus.
Começamos a ler o Capítulo 15 e verificamos outra entonação de voz de Abrão: perplexo por não ter filhos, como se fosse um castigo de Deus (Levíticos 20:20-21; I Samuel 1:11; Jeremias 22:30).
(ii) Conforme a Bíblia de estudo de genebra – impressão 1999, temos uma nota de rodapé que nos explica que: Gn 15:3 ... o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliezer... – essa prática de um casal sem filhos adotar um escravo como herdeiro é confirmada nos textos de Nuzi (cerca de 1500 antes de Cristo), uma coleção de mais de 4000 tábuas de argila encontrados perto de Kirkuk, no Iraque.
(iii) Gn 16 – Sarai (Sara) toma a egípcia Agar e entrega a Abrão; através deste relacionamento, nasce Ismael (Abrão tinha 86 anos de idade).
(iv) Gn 17 – Abrão com 99 anos de idade, Deus reconfirma a sua promessa (17:4 - serás pai de numerosas nações), e ainda muda seu nome para Abrão (17:5).
(v) capítulo 21 – nasce Isaque.
Ponto de Vista
O damasceno Eliezer serviu ao seu senhor (Abrão); Abrão não tinha filhos; imagino quantas vezes Abrão falando (choramingando) com Eliezer sobre isto; quantas vezes deve ter repetido “é Eliezer, meu servo fiel, você herdará tudo o que é meu; não tenho filhos mesmo...”.
Já pensou qual era o nível de expectativa de Eliezer? Passar de servo a senhor? Ter bens, esposas e escravos? Onde estavam os sonhos de Eliezer? Acho que ele pisava em nuvens.
Posso imaginar o desprendimento de Eliezer para a vida visando somente atender ao seu senhor Abrão (tem de dar certo; farei o melhor; Abrão tem de sentir-se seguro comigo; serei seu sucessor, ou melhor, já sou; ...).
De repente, como homem (que somos) uma desilusão: “Agar espera um filho de Abrão??? Nossa, agora meu senhor e sua esposa estão com nome novo e Sara está grávida? E a minha herança toda? Tudo o que investi? O que será da minha vida? Agora nasceu o legítimo herdeiro de meu senhor Abrão, Isaque. Que será de mim???”.
Posso imaginar o nível de ansiedade, estresse, desânimo, tristeza, ... que Eliezer sofreu. Ele era humano. Perdeu sua única e grande chance na vida de ser livre, senhor e rico. Mas será que isto ocorreu?
Gênesis 24 – Abrão chama seu mais antigo servo (tudo indica que seja Eliezer) e pede: arranje uma esposa para Isaque...
Eliezer havia perdido tudo pelo que lutou, logo seria justo ele boicotar tudo, sejam as crianças, seja seu senhor Abraão, seja o casamento de Isaque. Mas não foi assim.
Gn. 24: 12 – Eliezer ora a Deus pedindo que use de bondade para com Abraão. Eliezer reconhece que Abraão é o seu senhor (Gn 24:34) e Isaque também (Gn 24:65). Eliezer sabia qual era o seu papel: “servo e ajudador”.
Gn 25:5 e 6 – Abraão deu tudo o que tinha a Isaque e também aos filhos que teve com as concubinas.
Onde está Eliezer agora? Quanto ficou para ele? Restou algo para ele? Não sabemos, e a Bíblia quer nos ensinar algo diferente, algo relevante: precisamos ser como Eliezer, apegados a nossa obrigação para que o nosso Senhor (e agora falo em Jesus Cristo) possa confiar em nós, contar conosco.
Nossas igrejas precisam de Eliezeres, homens conscientes de sua missão e obrigação e que trabalhem preocupados por fazer o melhor, com presteza e alegria.
Sabe alguém me dizer onde posso encontrar um Eliezer? Ou mais?
Tenho a certeza de que neste grupo há Eliezeres.
Nossa Igreja iniciou um processo de mudanças. Precisamos repensar conceitos e valores, definir e/ou redefinir metas.
Precisamos começar a desenvolver um plano de sucessão, preparando nossos filhos para isto. Eu gostaria que você se oferecesse para ser “concreto, aço, pedra, etc.” nessa obra. Que você fosse um “Eliezer desatador de nós e construtor de colunas e pilares”.
Se agirmos assim, nossas esposas serão o adorno, o cheiro suave, o ungüento necessário para a beleza e o perfume da casa do Senhor, e nossos filhos terão o prazer em permanecer lá, guardando a “Arca da Aliança e as Tábuas da Lei”.
Senhor Deus, torna-me um Eliezer! Amém.
Tenham um dia abençoado.

Nenhum comentário: