sábado, 28 de maio de 2011

Alerta à Nação Brasileira

Um dos papéis da Igreja na sociedade é ser uma consciência profética capaz de ajudar a cada ser humano (entendido como um indivíduo livre e competente diante de Deus e dos homens, vivendo em uma sociedade pluralista) a discernir valores essenciais que norteiam os relacionamentos em todas as suas dimensões.

É nesse contexto que os batistas – integrantes de uma denominação cristã que, ao longo de toda a sua história, defende a liberdade religiosa, de consciência e de expressão – se manifestam para alertar sobre os perigos que a sociedade brasileira corre diante das novas conjunturas sociais aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que estão sendo propaladas por leis que tramitam no Congresso Nacional e por ações promovidas pelo Executivo.

Assim, alertamos para o perigo:

• De construir uma sociedade em que a legalidade pode ser estabelecida pelos interesses políticos e inclinações pessoais, como ocorreu no caso da releitura contraditória feita pelo STF do artigo 226 da Constituição Federal. O artigo diz:

“Art 226 - A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
(...)
§3° – Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
§4° – Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.
§5° – Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Quando uma casa, que tem como principal missão defender a Constituição, a rasga, corremos o perigo de viver um Estado jurídico de exceção, ao qual a nação brasileira não deseja retroceder.

• De destruir o conceito de família (que não é só cristão, mas universal e multicultural) para reconstruí-lo sob a égide somente da afetividade e não em toda a dimensão de suas funcionalidades como base da sociedade.
• De criar uma sociedade em que os valores essenciais são relativizados, pois onde tudo é relativo nada sobra para apoiar os alicerces do nosso futuro.
• De viver em uma sociedade que abandona os valores divinos revelados nas Escrituras Sagradas, pois a História, desde os tempos bíblicos, tem demonstrado que sociedades que abandonaram os valores mais elementares implodiram por perderem os seus pilares sustentadores – ainda que tenham sido, em algum momento, grandes potências no contexto universal.

Tais atitudes nada mais são do que a iniquidade institucionalizada. Assim, conclamamos a sociedade brasileira a continuar mostrando que existem opiniões divergentes. Sem discriminação e com respeito a cada indivíduo, tais manifestações visam a defesa de valores pessoais e sociais, com integridade. Somente quando todos os segmentos da sociedade se expressam é que as forças políticas de nossa nação se sensibilizam para obviedade dos valores essenciais, como no caso recente da decisão de nossa presidente, Dilma Rousseff, ao impedir a distribuição do chamado “kit contra a homofobia ” nas escolas públicas.

Curitiba, 27 de maio de 2011

Pr. Paschoal Piragine Jr.
Presidente da Convenção Batista Brasileira.

Texto retirado do site da Convenção Batista Brasileira (http://www.batistas.com).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reflexão de 27/maio/2011 - Wanilton César Mahfuz

Nesta sexta-feira, 27 de maio de 2011, mais uma vez estivemos reunidos no Café Cambuí e pudemos ouvir uma bela e atualíssima reflexão de nosso irmão Wanilton César Mahfuz. Wanilton nos falou tendo como base o texto da epístola de Paulo aos Efésios, no capítulo 4, versículos de 1 a 7.
Wanilton, entre outras coisas, nos exorta para as divisões que são criadas pelos motivos mais banais e que batem de frente com os ensinamentos de Paulo.
Ouçam esta reflexão e que o Senhor possa nos alertar segundo este texto de Paulo. Deus os abençoe.

Reflexão de 20/maio/2011 - Ênio Batista Pereira

Queridos irmãos e visitantes deste espaço, no Café Cambuí de 20 de maio de 2011, nosso irmão Ênio Batista Pereira compartilhou conosco um artigo a respeito da proteção e do cuidado de Deus para com todos nós.
Ouçam e sejam abençoados por esta palavra.

Reflexão de 13/maio/2011 - Wanilton César Mahfuz

Caros irmãos, no Café Cambuí do dia 13 de maio de 2011, nosso irmão e ministro de música, Wanilton Mahfuz, apresentou uma reflexão baseada no texto do Evangelho de Lucas, no capítulo 14.
Deus os abençoe e reflitam nesta palavra e que ela possa fazer diferenças em sua vida.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Coral da IBCC e Sê Feliz com Queila

Irmãos, aqui estão os últimos vídeos que gravei do Coral da IBCC e a canção "Sê Feliz", do Grupo Prisma Brasil, interpretada por nossa irmã Queila Valentim Martins Teixeira.

Jornada da Esperança - dia 1º de maio de 2011


Bendizei ao Senhor - dia 22 de maio de 2011


Prá nos Salvar - dia 22 de maio de 2011


Sê Feliz - solo de
Queila Valentim Martins Teixeira - dia 22 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Comemorações ao Dia do Homem Batista


Caros irmãos, no primeiro domingo de junho, celebra-se o Dia do Homem Batista. Deste modo teremos um fim de semana comemorativo a esta data, com programação no sábado e no domingo.
No sábado, 04 de junho, passaremos o dia no Acampamento Batista Louvor (ABL), em Paulínia. Nesta data, receberemos o Pr. Antônio Lazarini Neto, titular da Igreja Batista em Jardim Planalto, Nova Odessa.
Nossa programação terá início às 09:00 com um delicioso café da manhã. Depois teremos nossos momentos de louvor e a palavra do nosso preletor.
Finalizaremos o período da manhã com um almoço cujo cardápio vem sendo preparado com todo o carinho.
Após o almoço teremos oportunidade de ficar em comunhão com nossos irmãos, aproveitando todo o espaço que o ABL oferece.
Para nossa alegria, teremos a participação de alguns irmãos da Igreja Batista Memorial de Americana, do Pr. Olney Basílio Silveira Lopes.

No domingo, 05 de junho, pela manhã, teremos um culto especial de gratidão a Deus. Contaremos ainda com a participação especial do Quarteto Adoração.

Para a participação no evento do sábado é necessário que você faça sua inscrição o quanto antes. O investimento é de apenas R$ 20,00. Envie-nos um e-mail hoje mesmo ou inclua um comentário nesta postagem informando seu desejo de participar. Convide seus amigos para que eles aproveitem e sejam abençoados por nosso preletor.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reflexão de 06/maio/2011 - Emanuel Pereira Madruga


Caros irmãos, na sexta-feira, 06 de maio de 2011, nosso irmão Emanuel Madruga apresentou a reflexão no Café Cambuí. Emanuel nos falou usando como base bíblica o texto do livro do Gênesis, capítulo 6, versículos de 11 a 22. Foram diversas as lições que Emanuel apresentou baseadas neste texto; lições muito úteis para o nosso dia-a-dia. Ouçam a reflexão e tenham uma semana abençoada.